segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cada empresa tem o profissional que merece !

Cada empresa tem o profissional que merece, uma empresa que investe numa boa seleção consegue bons profissionais para a vaga em aberto. São muitos os fatores que influem nessa seleção:

O profissional:

O profissional deve valorizar a si e seu conhecimento, se ele não confia em seu conhecimento qualquer dinheiro para ele paga aquilo que ele demorou anos(ou não) para conseguir.
O profissional deve ser comprometido em trabalhar para mostrar a que veio.
O profissional deve ter iniciativa, e se a empresa não recompensá-lo por isso existem dezenas de empresas que valorizam isso.
O profissional deve ter consciência do seu nivel de conhecimento e só tentar realizar operações que realmente saiba, o maior erro é tentar fazer algo "achando" que sabe.
O profissional nunca deve parar de se especializar, sempre que possível fazer atualizações e de preferência focar naquilo que a empresa precisa, isso faz parte da dedicação.

Como saber isso de um profissional ?

Entrevista, pessoas realmente especializadas fazem uma entrevista tão boa que conseguem retirar informações importantes para a vida do profissional na empresa.
Teste, o profissional deve sim ser testado pois só desta maneira será possivel se o profissional esta pronto ou não para preencher um lugar na empresa.
Referências, O profissional que já passou por vários processos seletivos e foi selecionado em um deles, ou em vários deles tem sim um diferencial e este pode ser o que falta para empresa porém só tem referências quem um dia passou por uma entrevista, teste ou concurso porém esses três em conjunto fazem a seleção de um profissional altamente capacitado.

Papel da Empresa ?
Empresas sérias investem numa boa seleção
Empresas sérias valorizam seus funcionários
Empresas sérias especificam a formação e função que o profissional irá exercer.

Acho que esses são pontos importantes.
Me desculpa se tiver algum erro escrevi um pouco com pressa.
Toda opinião é bem-vinda e concerteza se for algo interessante mudarei meus conceitos e somarei com o conhecimento de novos amigos, hoje tenho 19 anos e tenho certeza que muitos profissionais virão a somar na minha formação e carreira.
Obrigado, qualque modificação necessária mande DM @JRarts ou mensagem privada no fórum.

Está foi postada originalmente no fórum do @EmpregaTI e acho que é bastante importante para quem está entrando no mercado agora, como eu, e para profissionais que ja atuam e tem interesse em compartilhar sua experiencias.

A seguir um texto de @luanhaddad no fórum do @EmpregaTI:

Um outro ponto engraçado é quando o salário "estaciona". Quando a empresa sente que o profissional já não rende tudo aquilo que esperam.
Ou quando o profissional entra em uma determinada empresa já cotando seu salário desde seu primeiro contato. E passam os meses e pronto! seu salário acaba de congelar. Isso também é um outro ponto que chateia.
Claro, creio que a maioria pelo menos não trabalha só por dinheiro, é aí que a coisa fica pior ou dependente.
"Se meu salario não subir em tantos meses eu saio daqui". Acaba virando modelo a se seguir.

Um comentário:

  1. Muito interessante seu ponto de vista. Parabéns!
    Legal teu blog tbm.
    E de fato "Cada empresa tem o profissional que merece"
    #fato

    Obrigado pelo conteudo. Se tiver opiniões em relação ao assunto que venha a agregar ou que demonstre uma outra forma de raciocinio, por favor fique a vontade.
    Tks

    ResponderExcluir